.

.

voltar

Bolsa de valores  a seu alcance

Camila Antunes

          Um quarto do volume financeiro negociado na Bovespa em 2006 saiu da carteira de pessoas como

Leia também:

Quadro: Comparação dos serviços de home broker

O que é a Bolsa de Valores

A lógica da Bolsa de Valores

História da Bovespa

Dica de filme: Wall Street - Poder e Cobiça

Dica de filme: Enron -  Os mais espertos da sala

História real: Com o lucro ele foi viajar

História em quadrinhos: Conhecendo a Bolsa de Valores

História em quadrinhos: Clubinho de Investimentos

Jogos-Desafios: teste seus conhecimentos sobre o mercado de capitais

Como começar a investir na Bolsa de Valores

 você, com pouco conhecimento em finanças e um desejo de ganhar dinheiro no longo prazo. O instrumento que permitiu essa popularização foi o home broker.

          Cerca 70.000 pessoas por mês compram ou vendem ações pelos sites de home broker. Geridos por bancos ou corretoras, tais portais de investimentos pela internet têm uma linguagem de fácil entendimento. Neles há informações sobre o andamento do pregão, gráficos e análises do mercado. Alguns oferecem consultoria de investimentos por meio de chats ou telefone.

          Assim, o leigo pode tirar suas dúvidas e seguir as sugestões de especialistas.

          No ano passado, os papéis da Bolsa de Valores de São Paulo valorizaram-se 32%, o dobro da média de rendimento de um fundo de renda fixa. Quem imagina que vai auferir semelhante lucro comprando ações deve ter mais cautela.

          "O primeiro passo para entrar no mercado acionário é abandonar a ilusão de que ele proporciona lucro sem riscos", diz Ricardo Nogueira, superintendente da Bovespa. Na reportagem a seguir, você conhece detalhes sobre a compra de ações pela internet e confere as dicas de investidores e especialistas.

Antonio Gauderio/Folha Imagem

 

 

 

Ele estudou antes de começar a investir

          O designer carioca Rolf d'Ottenfels, de 22 anos, começou a investir na bolsa há apenas três

Oscar Cabral

 meses e já conseguiu um lucro de quase 20% sobre o capital inicial. "Encaro o mercado de ações como uma profissão paralela", diz. O segredo para se dar bem, segundo ele, é informar-se antes de começar a investir. Eis o que ele fez (ou faz) e recomenda.

Ler livros sobre o assunto. "Sugiro Aprenda a Operar no Mercado de Ações, de Alexander Elder"

Inscrever-se num site que faça investimentos simulados de ações, como o http://emacao.folha.uol.com.br/. "Aprendi a operar na prática sem, contudo, gastar dinheiro real"

Acompanhar o mercado de ações de modo mais próximo, por meio de softwares. Rolf testou cinco programas e recomenda o Profit Chart (www.neologia.com.br), pelo qual paga 80 reais por mês. "Procuro reverter esse custo nas transações que opero"

Estar consciente de que as perdas podem ocorrer – mas estabelecer um limite para elas. "Decidi assumir riscos de perda de até 1% sobre o patrimônio total investido. Se a desvalorização de uma ação for acima dessa porcentagem, vendo e invisto em outro papel"

Fazer um diário de transações. "Sempre registro o que motivou a compra ou a venda de uma ação. Quando ganho ou perco, fica mais fácil identificar o que acertei ou errei"

Fonte: Revista Veja

voltar

 

 

               

voltar topo