Benefícios

Afinal, qual é a diferença entre Enem e o Encceja?

O Enem e o Encceja são dois programas que estão no ar há algum tempo com propostas de melhorar o cenário da educação no país. Apesar de possuírem objetivos diferente, esses programas são constantemente confundidos. Você sabe qual a diferença entre o Enem e o Encceja?

Enem

O Enem corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e é responsável pela distribuição de vagas para cursos a nível superior. O exame é realizado anualmente e milhares de estudantes participam das inscrições para concorrer a uma das vagas oferecidas pelos sistemas do Enem.

O exame disponibiliza dois programas oficias para direcionar as vagas disponíveis, sendo eles: o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), responsável pela rede particular de ensino/ e o Sistema de Seleção Unificada (SISU), responsável pelas vagas da rede pública.

O Enem é um exame que leva em consideração assuntos do ensino médio e do ensino fundamental para testar os estudantes e gerar uma pontuação. Será justamente essa média a responsável por definir a situação de concorrência dos estudantes.

Além dos programas mencionados, o Enem também dá acesso a programas diferentes como o Novos Caminhos, que dá acesso a cursos de nível técnico e o FIES, o maior programa de financiamento estudantil atualmente.

Apesar de ambos os exames levarem em consideração assuntos de nível básico escolar para elaborar seus exames, vale mencionar que o Enem é mais complexo em sua avaliação, oferecendo questões elaboras.

O Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos também se trata de um exame de proficiência, mas direcionado para outra área.

As inscrições para o Encceja são realizadas de forma online e diferente do Enem, é totalmente gratuita para todos os públicos. Um determinado valor só é cobrado se o indivíduo faltar a prova e quiser realizá-la no ano seguinte.

O motivo de muitas pessoas ainda estarem confundindo o Enem 2024 com o Encceja 2024, é que inicialmente o Enem poderia ser utilizado para substituir a conclusão do ensino médio.

Mas muitos problemas foram identificados nesse processo e o Encceja foi criado com objetivo de oferecer certificado de conclusão para o público que ainda não tinha concluído o ensino básico e se encontrava fora da faixa etária média.

O exame do Encceja é dividido entre ensino fundamental e ensino médio, dispondo de questões objetivas sobre o s assuntos de cada categoria, assim como uma prova de redação.

Estudante

Como fazer a inscrição no FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que oferece financiamento para estudantes que desejam ingressar em cursos de graduação em instituições de ensino privadas. Se você está interessado em se inscrever no FIES, este artigo irá te guiar passo a passo pelo processo de inscrição.

1. Verifique os requisitos

Antes de iniciar sua inscrição no FIES, é importante verificar se você atende aos requisitos necessários. Entre os principais requisitos estão:

  • Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
  • Ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas do Enem;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Além desses requisitos, é importante ficar atento às informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) sobre as datas de inscrição e prazos para cada processo seletivo.

2. Acesse o site oficial do FIES

Para realizar sua inscrição FIES 2024, acesse o site oficial do programa através do link. Neste site, você encontrará todas as informações necessárias sobre o programa, além de poder realizar sua inscrição.

3. Preencha o formulário de inscrição

No site do FIES, você encontrará um formulário de inscrição que deverá ser preenchido com seus dados pessoais, informações sobre o curso desejado e a instituição de ensino. É importante preencher todas as informações corretamente e atentar-se aos prazos estabelecidos. Após preencher o formulário, clique em “Enviar” para concluir sua inscrição.

4. Aguarde o resultado

Após o período de inscrições, o MEC realizará a avaliação dos candidatos e divulgará o resultado do processo seletivo. Para consultar o resultado, acesse o site oficial do FIES e siga as instruções disponibilizadas. É importante ficar atento às datas de divulgação do resultado, pois caso seja pré-selecionado, você deverá realizar a validação das informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino.

5. Compareça à instituição de ensino

Após a validação das informações, você deverá comparecer à instituição de ensino em que foi pré-selecionado para realizar a contratação do financiamento. Nesta etapa, você deverá apresentar a documentação necessária e assinar o contrato do FIES. É importante comparecer dentro do prazo estabelecido para não perder a oportunidade.

6. Acompanhe o aditamento

Após a contratação do financiamento, você deverá acompanhar os prazos para o aditamento do FIES, que é a renovação do contrato a cada semestre. O aditamento deve ser realizado no site do FIES e é fundamental para garantir a continuidade do financiamento.

Fonte: https://fies2024.pro.br

Agora que você sabe como fazer a inscrição no FIES, fique atento aos prazos e requisitos para não perder a oportunidade de financiar seus estudos. O FIES é um programa que tem ajudado milhares de estudantes a ingressarem no ensino superior, proporcionando acesso à educação de qualidade. Não deixe de aproveitar essa chance!

Benefícios

5 Lugares com os melhores cursos de maquiagem

Profissional de maquiagem ainda não exige nível superior. Os cursos são de curta duração e ótimos para entrar rápido no mercado de trabalho. E sempre há boas escolas. Para quem quer entrar no setor, temos cinco dicas dos melhores lugares para fazer um curso de maquiagem. Saiba mais!

Os 5 Lugares com os melhores cursos de maquiagem!

A curta duração e baixo investimento são um dos principais atrativos para o curso de maquiagem. O profissional com uma certificação pode entrar no mercado rápido e trabalhar para si mesmo ou empresas. Pode atuar em salões ou com atendimento diferenciado em residência. As possibilidades de ganhos são realmente numerosas.

Mas onde estudar? Muitos concordam que existe uma enorme oferta de cursos de maquiagem no mercado, mas nem todos são bons. Reunimos dicas de especialistas sobre as principais escolas e porque você deve ir lá.

1 – Senac

O Senac é referência quando se trata de cursos de beleza. O de cabeleireiro é um dos mais procurados e o primeiro profissionalizante e o de make up vai no mesmo caminho. Várias unidades ofertam o curso como o Senac SP, Senac MG, dentre outros. Os cursos Senac de unhas, massagem e outros da área de estética também são boas opções.

2 – Instituto Embelleze

Também é referência no setor de estética. Os melhores cabeleireiros dão cursos nas unidades paulistas de cortes e penteados. A escola trabalha com baixo custo por curso, duração rápida (apenas alguns dias) e muita aula prática para o aluno já sair pronto para o mercado.

Possui unidades em todo o Brasil e com a possibilidade de pagar com cartão de crédito. O material de uso em sala de aula é fornecido pela instituição, que também possui contatos para quem quer montar seu primeiro kit com preço mais em conta.

3 – Instituto L’Oréal Professional

Além de ser uma marca referência no mercado, a L´Oréal também possui unidades para formar profissionais. Ela ensina técnicas consagradas de maquiagem básica, mas atualiza sempre seus cursos paras novidades do mercado. O curso de maquiagem tem duração de apenas 12 horas.

Um dos diferenciais é ter de fornecer desconto para quem faz mais de um curso na escola. Também convida para oficinas e palestras gratuitamente os ex alunos.

4 – Escola Mastered

A escola inglesa possui apenas uma unidade no Brasil e cursos online. Um dos diferenciais é ter renome internacional. Seu certificado anda sendo muito bem quisto no mercado, tanto que profissionais voltaram à sala de aula apenas pela certificação. Muitos profissionais que trabalham com grifes hoje estudaram por aí.

Quem estiver em viagem pela Inglaterra pode tentar um minicurso na instituição, com unidade em Londres. As oficinas de um dia possuem certificados e são para atualizar os profissionais nas tendências do setor.

5 – Liceu de Maquiagem

Localizado em São Paulo, é tido como referência entre os profissionais do setor. É o curso com menor duração do mercado: apenas 6 horas. Tão pouco tempo não é problema para ensinar como usar os pincéis, selecionar a paleta de cores e outros truques que todo bom profissional de make up deve ter.

Não é dos mais baratos mas é um dos mais procurados. Suas salas de aula chegam a ter apenas cinco alunos porque prezam pelo aprendizado e não quantidade.

Faturas

IPVA SC: como funciona?

Acabou de comprar um carro e não sebe como pagar o IPVA 2023 SC e os valores? Saiba que para todos que tem um veículo automotor precisam pagar esse imposto e a data de vencimento to IPVA 2023 SC vai depender do final da placa do seu veículo. Confira a seguir mais informações sobre o valor do IPVA Rio Grande do Sul 2023 e como fazer o pagamento.

Em Santa Catarina, todos os cidadãos que tem carros e motos são obrigados a pagar o IPVA 2023 e assim como os demais donos de veículos em todo o Brasil precisa ficar atentos às datas correspondentes a placa do seu veículo. Inclusive a tabela das datas do pagamento do IPVA SC 2023 já podem ser conferidas e que encontram na tabela de IPVA 2023 SC. Se sua placa termina em 4, por exemplo, o mês para pagar o imposto é abril e por ai segue o exemplo.

Entre as datas constantes na tabela IPVA SC 2023 estão: recolhimento com cota única com desconto de 5% até 25/2/2012; recolhimento integral ou parcelado até 28/2/2023 e recolhimento integral com multa, após dia 28/2/2012; placas final 4 e 5, recolhimento cota única com desconto de 5% até 30/3/2023, recolhimento integral ou parcelado até 31/3/2023 e com multa após esta data; com placa final 6 e 7 o pagamento do IPVA fica entre os dias 28 e 30 de abril de 2023; e placas final 8 e 9 cota única entre os dias 30 e 31 de maio de 2023; e placas final 0, recolhimento entre os dias 29 a 30 de junho de 2023.

Para quem não sabe, o pagamento do IPVA em todo o Brasil é destinado a ajudar o estado e o município com a arrecadação e terem condições de ajudarem na melhora nas áreas de saúde, educação e segurança. Lembrando também que o IPVA SC e IPVA 2023 São Paulo é cobrado somente ao proprietário do veículo. E cujo valor variará de acordo com o ano e modelo do automóvel.

Leia também: Veja como corrigir IRPF usando E-CAC da Receita Federal

Benefícios

Parcelamento de imposto predial e territorial urbano

Segundo o SPC Brasil, em março de 2018 cerca de 61 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. O número é preocupante. Mas, corresponde a dívidas em comércios. Acontece que isto reflete nas contas de casa. Uma boa saída é o parcelamento IPTU 2023. Veja como fazer o parcelamento IPTU.

Por que pagar o IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo cobrado nacionalmente. A Prefeitura Municipal de cada uma das 5.570 cidades que compõem o país, deve cuidar da cobrança e organização deste imposto.

IPTU Rio de Janeiro RJ

É que todo o valor recolhido com o IPTU fica para os cofres públicos da cidade. O valor deve ser revertido em melhorias locais. Por exemplo, investimento na educação, saúde, segurança, infraestrutura, obras e um conjunto de serviços que atendem a população.

O primeiro ponto que deve ser pensado quando se fala de pagar o IPTU 2023 regularmente é que o cidadão estará investindo em sua própria cidade. Cumprindo com o seu dever.

Outro caso a ser lembrado é que a inadimplência neste caso, resulta em juros, multas e prejudica a burocracia do seu imóvel.

O proprietário que não fizer o pagamento do imposto não pode, por exemplo, registrar na prefeitura uma obra em seu terreno. Fazer a venda legal do imóvel. Transferir a residência para parentes e dependentes. Entre outros processos.

Como solicitar parcelamento IPTU?

Aqueles que desejam resolver a sua dívida ativa precisam procurar o setor de finanças do município.

Normalmente, são as Secretarias Municipais da Fazenda, Desenvolvimento e Economia que cuidam deste assunto. Há casos em que são dados descontos e exclusão de juros e multas.

Se você não tem nenhum boleto atrasado, mas deseja fazer o parcelamento do IPTU 2023 SP, pois o valor total não cabe no seu bolço, pode ficar tranquilo. Infelizmente, neste caso é muito improvável que haja desconto. Mas, o parcelamento pode variar de 3 a 12 cotas dependendo da cidade.

Em alguns locais, quando recebe a guia de pagamento em sua residência o contribuinte tem em mãos o boleto para cota única e os boletos para parcelamento. Sem a necessidade de solicitar.

Se em sua cidade isto não acontece, a solicitação pode ser feita via internet, no site da prefeitura. Ou na sede da instituição.

2 via Parcelamento IPTU

Se você está com poucos dias de atraso na sua parcela, existe uma maneira de pagá-la sem acumular dívidas. A 2 via parcelamento IPTU pode ser feita via internet.

Assim, o contribuinte consegue pagar o boleto com a data de vencimento para o dia da emissão da segunda via.

Algumas prefeituras implicam juros dependendo de quantos dias aquela parcela está em atraso. Os juros não devem ser abusivos. Veja no passo a passo como fazer este processo. Usando como exemplo a Prefeitura Municipal de Manaus.

  • Passo 1: Acesse o site da Prefeitura. Neste caso, a de Manaus;
  • Passo 2: Clique na opção ‘Cidadão’;
  • Passo 3: Na lista de serviços do cidadão, clique em ‘Finanças’. Em seguida, selecione ‘IPTU’;
  • Passo 4: A página vai deixar disponível um link para acesso a esse serviço;
  • Passo 5: Selecione ‘Pagamento IPTU 2 Via’;
  • Passo 6: Uma página com informações sobre segunda via ficará disponível. Clique em ‘Acesso rápido’;
  • Passo 7: Na página seguinte, insira a matrícula da propriedade. Esta informação está descrita no boleto do IPTU. Insira o código e depois, clique em ‘Consultar’.

Independente de qual cidade você acessará o site, o sistema sempre irá pedir o número de inscrição, matrícula ou registro da sua propriedade. Tenha conhecimento desta informação.

Faturas

Saiba emitir a fatura da Coelba pela Internet

As empresas estão facilitando a vida de seus clientes ao investirem na internet para oferecer alguns serviços online, e um dos que está se destacando no momento é o Coelba 2 Via Fatura, mas como nem todos ainda sabem como usar vamos conferir mais informações no post de hoje, para que possamos aprender como é ter acesso a esse documento pela internet, portanto, fique por dentro das informações no post de hoje, assim temos certeza que você vai adorar saber que não é nada difícil.

Coelba 2 Via Fatura Online

O funcionamento desse serviço já está ativo há algum tempo, e se você não sabe como consultar Coelba 2 Via Fatura vamos aprender agora, é simples, fácil e rápido também. começa de forma bem fácil e acessando o site, mas antes disso vale comentar que tem outros serviços online no site também, você pode estar parcelando a sua Coelba Fatura Atrasada, acessando o internet bank onde você tem inúmeros serviços diferentes, e ainda pode pagar suas contas. Uma plataforma completa de serviços que podem facilitar o seu dia a dia também. Entre no site da Coelba 2 Via Fatura: www.coelba.com.br

Coelba 2 Via Fatura Pela Internet

Veja que para imprimir Coelba 2 Via Fatura você precisa ter o numero do cartão em mãos e a senha, porque são esses dois dados que são pedidos também. sem esses dois dados não tem como você consultar, mas se você tiver eles já basta inserir os dados. Agora se você não tem veja mais para baixo do campo de preenchimento que tem um “cadastre-se” clique nessa opção que você será redirecionada para uma nova pagina para criar sua conta, de forma rápida e fácil e sem custos.

Sempre que precisar entre no site para consultar segunda via fatura Coelba, e já que a empresa não cobra por esse serviço online fica ainda melhor, e muito mais viável do que ter que ir até a agência somente para resolver esse pequeno problema.

Leia a seguir: Como participar do programa bolsa família

Benefícios

Como saber quando o pagamento do seu benefício social será realizado

Se você chegou até aqui, provavelmente está procurando o Calendário Bolsa Família 2022 para saber quando o seu pagamento será realizado. O programa, que é uma das iniciativas mais importantes do governo federal, ajuda a população de baixa renda com um auxílio mensal em dinheiro. Para consultar o Calendário Bolsa Família 2022 e saber tudo sobre o benefício, continue conosco!

Entenda o Benefício

Criado em 2003 durante o Governo Lula, o Bolsa Família surgiu como uma medida de auxílio voltada a famílias de baixa renda. Desde sua criação, o programa já passou por algumas mudanças e melhorias. O Calendário Bolsa Família 2022 serve para orientar as famílias beneficiadas para que elas saibam quando poderão sacar seu benefício.

O principal objetivo do programa é ajudar as famílias brasileiras que se encontram nas camadas mais vulneráveis da sociedade. Com o auxílio que recebem, fica mais fácil ter acesso a recursos básicos como luz, água, moradia e alimentação.

O pagamento do benefício é garantido todos os meses durante todo o ano. O valor pago, no entanto, pode sofre reajustes. Quando isso ocorre, o governo informa a população a respeito das alterações. Nosso blog também está de olho nessas informações e atualiza os posts sempre que há alterações nesse sentido.

Todos os anos, as famílias que já são cadastradas no programa Bolsa Família precisam fazer o recadastramento para que continuem tendo direito ao benefício.

Como Funciona o Pagamento

Todos os anos, é divulgada uma Calendário de pagamentos do programa Bolsa Família. Essa Calendário serve para que os beneficiários possam saber quando receberão seu benefício. O pagamento é realizado de acordo com o último número do cartão de recebimento do beneficiário. Acontece dessa forma para evitar que todos recebam no mesmo dia, criando filas enormes de espera e causando tumulto nas agências.

Assim, o Calendário Bolsa Família é uma forma de organizar a distribuição do benefício e é por isso que você deve ficar atento.

Onde Sacar o Benefício?

O benefício pago às famílias de baixa renda pelo programa Bolsa Família pode ser recebido em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, em casas lotéricas e em postos de atendimento chamados Caixa Aqui.

Depois de consultar o Calendário Bolsa Família 2022, é só você se dirigir a um desses locais no prazo determinado pelo calendário, levar um documento com foto e o seu cartão do Bolsa Família e realizar o saque.

Requisitos

Caso você ainda não seja beneficiado pelo Bolsa Família, confira, a seguir, os requisitos que devem ser preenchidos por quem quer participar do programa:

Caso não haja crianças, gestantes ou adolescentes na família, a renda mensal máxima por pessoa deve ser de R$ 77,00. Caso contrário, a renda mensal máxima por pessoa deve ser entre R$ 77,01 e R$ 154,00.

Calendário

O Calendário Bolsa Família 2022 com o calendário de pagamentos do benefício já foi divulgado. Atualize-se!

 

Benefícios

Como participar do programa bolsa família

Já foi divulgado pelo governo federal através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) o calendário de pagamentos do Bolsa Família, confira aqui todas as datas de pagamento do seu benefício!

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Para participar do programa Bolsa Família, cujo público alvo são famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

É considerado família em situação de extrema pobreza, as famílias que possuem renda mensal de até R$ 85,00 por pessoa. As famílias pobres são aquelas que têm renda mensal entre R$ 85,01 e R$ 170,00 por pessoa. As famílias pobres participam do programa, desde que tenham em sua composição gestantes e crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos.

Como participar do Bolsa Família

Para se candidatar ao programa, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com seus dados atualizados há menos de 2 anos.

Caso atenda aos requisitos de renda e não esteja inscrito, procure o responsável pelo Programa Bolsa Família na prefeitura de sua cidade para se inscrever no Cadastro Único.

E mantenha seus dados sempre atualizados, informando à prefeitura qualquer mudança, como endereço e telefone de contato e modificações na constituição de sua família, como nascimento, morte, casamento, separação, adoção, etc.

O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no programa, nem no recebimento do benefício. Mensalmente, o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício.

Para saber se você foi incluído no programa, consulte o responsável pelo programa na prefeitura de sua cidade.​

Calendário Bolsa Família 2022

O calendário Bolsa Família já foi divulgado e o pagamento começa a partir do dia 18 de janeiro para aqueles que têm inscrição Final do NIS 1, o pagamento é feito de acordo com o número final do cartão do Bolsa Família. Observe qual o último número e confira na tabela do Bolsa Família 2022.

Benefícios

Veja como corrigir IRPF usando E-CAC da Receita Federal

A retificação IRPF 2022 é um procedimento muito simples para corrigir erros na declaração do Imposto de Renda e evitar, dessa forma, cair na malha fina. É possível fazer a correção antes ou depois do prazo de entrega, mas é importante saber que a retificação IRPF 2022 tem lá suas regras.

Por exemplo, o contribuinte pode retificar a forma de tributação, de declaração simplificada para completa com deduções legais, ou vice versa, desde que essa mudança seja feita antes do dia 30 de abril, prazo final da entrega da declaração IR.

Continue a leitura deste artigo para entender quem deve retificar o IRPF e como fazer isso em casa. Acompanhe!

O que é declaração retificadora do IRPF?

Uma retificadora é uma declaração que corrige os erros da declaração do IRPF original apresentada. É possível usar uma Declaração Online ou o mesmo documento enviado à Receita para correção.

O contribuinte que precisar retificar o Imposto de Renda 2022 poderá fazê-lo antes do prazo de entrega, 30 de abril, e dentro de um período de 5 anos. Nesse caso, desde que:

  • A declaração não esteja sob fiscalização, ou seja, em malha fina;
  • Ao ter a declaração retida em malha fina, não tenha entregue os documentos à Receita após agendar atendimento.

Quem precisa retificar Imposto de Renda 2022?

Todas as pessoas que fizeram a declaração IRPF 2022 e cometeram algum erro, inconsistência ou deixaram um campo incompleto, precisam fazer a retificação.

Em muitos casos, o próprio programa que gera o Imposto de Renda alerta sobre algum erro e impede o envio da declaração. Em outros, você só saberá após o processamento de informações.

Mas vale destacar que o pedido para retificar o imposto altera a data do lote para restituição. Isso é, a data que a Receita leva em conta para restituir o valor ao contribuinte é o da retificação, e não do envio original.

Por isso, tenha certeza de que a declaração IRPF 2022 a sofrer retificação possui erros mais graves que possam culminar no aumento da restituição ou, mais ainda, na redução do valor a pagar, já que é um risco de malha fina.

O que pode ser corrigido na retificação IRPF 2022

Antes do prazo final, é possível corrigir tudo, desde os dados pessoais com inconsistências, até bens, direitos, salários e outras informações importantes.

Além disso, o contribuinte pode alterar o modelo de tributação: de simplificado a completo, e vice versa.

Após o prazo final estabelecido pela Receita, o cidadão ainda pode fazer corrigir tudo que precisar, mas não poderá alterar a forma de tributação.

Então, se você entregou a declaração simplificada, terá que entregar a retificação IRPF 2022 na forma simplificada novamente.

Como fazer a retificação IRPF 2022?

Há duas maneiras de retificar o Imposto de Renda: pela Declaração Online ou pelo programa da Receita Federal. Veja o passo a passo de cada um abaixo.

Declaração Online

A retificação IRPF 2022 online pode ser feita pelo navegador web usando um Certificado Digital ou Código de Acesso. Para isso, basta acessar o Portal e-CAC Receita Federal, como mostra o passo a passo a seguir:

  • Acesse o e-CAC → Clicando Aqui;
  • Clique em “Acessar Código de Acesso”;
  • Na página seguinte, clique em “Gerar Código de Acesso Pessoa Física”;
  • Informe seu CPF, data de nascimento e o código CAPTCHA, em seguida, vá em “Avançar”;
  • Digite o número do recibo IRPF 2022 e uma senha (de 8 a 15 caracteres contendo número e letras maiúsculas/minúsculas);
  • Clique em “Gerar Código”;
  • Na mesma página, acesse o link abaixo do código para ir direto ao Portal e-CAC;
  • Informe o CPF, Código de Acesso e a senha e, em seguida, “Avançar”;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda (DIRPF)”;
  • No item “Serviços”, vá em “Declaração” e clique em “Preencher Declaração Online”.

O uso da Declaração Online é ideal para quem precisa retificar informações que mais incidem em malha fina, como deduções e rendimentos tributáveis.

Caso a correção seja relativa a ganho de capital, atividade rural ou renda variável, a opção é usar o programa da Receita Federal.

Programa da Receita Federal

Você pode retificar seu Imposto de Renda 2022 usando a declaração original e substituindo-a pela retificadora. Veja como:

  • Abra o programa gerador do IRPF;
  • Escolha Declaração Retificadora;
  • Faça as correções devidas e reenvie normalmente.

Portanto, a retificação IRPF 2022 pode ser feita por todos os contribuintes antes e depois do prazo, durante um período de cinco anos, desde que observadas as condições já mencionadas neste artigo.

Qualquer novidade referente a retificações, este texto será atualizado.

Benefícios

5 dicas para renegociar as dívidas com a faculdade

Entrar para a faculdade é o sonho de muitos brasileiros, porém esse sonho pode custar um pouco mais caro do que o previsto. Os alunos universitários acabam ficando inadimplentes por motivos de não conseguir pagar a mensalidade do curso. Isso acontece devido à vários motivos, os mais constantes deles são as crises familiares, perda de estágio ou emprego ou até mesmo falta de um bom planejamento financeiro.

De acordo com lei, os estudantes om mensalidades atrasadas não podem ser constrangidas pela faculdade. No entanto, caso o universitário não entre em contato com a faculdade para renegociar suas dívidas no prazo de 90 dias (três meses), a instituição pode incluir o nome do estudante ou responsáveis diretamente no SPC/Serasa.

Além da renegociação diretamente com a faculdade, para não gerar ainda mais dívidas o estudante pode tentar financiar seus estudos com a Caixa FIES, programa criado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação.

Se você está passando por situações indelicadas como essa, ou deseja apenas ficar ciente das providências à serem tomadas para renegociar as dívidas com a faculdade, continue nos acompanhando pois listamos abaixo 5 dicas para renegociar as dívidas com a faculdade. Confira!

1.Saiba o valor da dívida

Antes de qualquer outro passo a ser tomado, é de suma importância que você levante todas as informações possíveis referente aos valores que está devendo às faculdades. Assim, você terá maiores detalhes sobre a dívida e terá como falar com mais riqueza de informações no momento em que for renegociar as mensalidades atrasadas.

2. Faça um levantamento de suas despesas pessoais

Agora que você já sabe qual o valor de sua dívida com a faculdade, faça um levantamento de seus gastos com as despesas pessoais, como alimentação, aluguel, transporte, saúde e outros. Essa conta deve te mostrar todo os gastos fixos que você tem no mês e que não tem como não serem pagos.

Ciente desses gastos, você terá uma ideia de quanto poderá pagar em cada parcela renegociada com a faculdade.

3. Procure a faculdade

Esse é o passo mais importante. Compareça ao atendimento presencial de sua faculdade para renegociar sua dívida. Todo o processo de renegociação não deve ser feito por telefone ou e-mail. Muitas faculdades possuem uma sala de atendimento específica para casos de renegociação de dívidas. Agende seu horário e compareça. É importante lembrar que todos os pontos devem estar bem esclarecidos para que não haja nenhum tipo de problema posteriormente.

4. Apresente uma justificativa para o atraso

No momento de renegociação da dívida, você pode deixar claro que está com dificuldade para pagar as mensalidades de seu curso. Sendo assim, além de pedir renegociação solicite bolsas de estudos oferecidas pela faculdade ou inscreva-se no FIES 2020.

5. Seja responsável no acordo que fizer

É de suma importância você ter atenção na hora de assinar o contrato de renegociação. Lembre-se que você terá que pagar as prestações em atrasos além da mensalidade atual. Por isso, certifique-se de todos os seus gastos fixos e tenha noção da conta que cabe no seu orçamento, para não gerar ainda mais dívidas.

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