mato grosso do sul

» Navegação » Você está em » Sala dos Professores/Cartazes Escolares/

Cartazes Escolares

          O principal objetivo de um cartaz é comunicar de maneira simples e objetiva, aspectos de um determinado assunto. Ele serve como forma de registro.

          No entanto, alguns cuidados devem ser observados na sua elaboração, o que significa planejamento prévio para cumprir os objetivos propostos e tempo disponível para a confecção de uma obra que será objeto de observações e críticas (algumas positivas, outras nem tanto) de colegas de turma e até de professores de outra disciplina.

 

Etapas:

 

1-     a cartolina ou papel cartão nunca devem estar amassadas;

2-     A partir da escolha da cor do papel define-se a cor da caneta a será utilizada, que deve contrastar.

3-     A letra deve ser legível e com tamanho compatível  às informações.

O título deve estar centralizado e as letras com tamanho médio de 5 cm.

O texto deve ter letras com 1 cm de tamanho.

As legendas com 0,5 cm de tamanho.

As margens ou bordas devem ser criativas porém não devem chamar mais atenção do que o assunto do trabalho.

4-     Não pode haver rasuras;

5-     Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas;

6-     O título deve ser objetivo (uma a três palavras);

7-     O texto escrito não deve ultrapassar cinco (5) linhas;

8-     As legendas devem ser escritas em uma (1) linha, logo abaixo da imagem;

9-     Quanto à exposição:

. Tanto individual quanto coletiva - deve apresentar o título, a série e a turma que elaborou, o nome do professor orientador, dos alunos (se forem trabalhos individuais) e uma justificativa. 

. Os cartazes devem ser fixados na parede, com fita crepe (nunca com fita dupla face ou durex), nas extremidades e na parte central do cartaz.

. O tempo de exposição nunca deverá ultrapassar duas (2) semanas.

10-    Se a intenção for a elaboração de faixas (banner), compre nas livrarias ao menos duas folhas de papel cartão de tamanho grande, e cole as duas pelas extremidades utilizando para isso, um pedaço de cartolina com cerca de 10/15 cm de largura, com bastante cola (evite fita crepe, adesiva ou durex, pois são frágeis e deixam aquelas manchas escuras).

11- Se resolver utilizar a técnica de colagens de figuras, cole-as sobre pedaços retangulares, quadrados ou de outras formas geométricas, com papel de cores contrastante com a da base (cartolina, papel cartão, etc.), e é importante a identificação ou legenda da mesma. Disponha-as espalhadas em posições variadas. 

 

 

          Tendo esses poucos parâmetros em mente, acreditamos que a elaboração de cartazes é uma excelente ferramenta de trabalho pedagógico e deve ser estimulada pelos professores.

 

Exemplos:

Figura 1 Figura 2 Figura 3 Figura 4

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

 

Figura 1: O cartaz foi construído para expor conceitos, utilizando-se de palavras-chave dentro de balões recortados e colados sobre um fundo escuro;

 

Figura 2: O cartaz foi construído utilizando-se vários recortes de fotografias, desenhos e figuras geométricas e coladas em folhas de papel sulfite; posteriormente, foram coladas em papel cartão escuro, decorado com "nuvens". Muito bom.

 

Figura 3: Os estudantes elaboraram um cartaz para anunciar um evento cultural na escola, utilizando-se do recurso de colagens de várias figuras sobrepostas em um papel cartão marrom. Muito bonito e criativo.

 

Figura 4: A garota elaborou seu cartaz fazendo margens, desenhos e textos de forma manuscrita, com bastante capricho e está orgulhosamente expondo perante a classe.

 

 

Disponível em:
 
  home

mato grosso do sul

.
Este é um web-site pessoal do professor Washington, de Dourados, MS. Não tem fins lucrativos ou patrocinadores e não está vinculado à quaisquer instituições públicas ou privadas. As informações, artigos, textos, imagens clipart´s, fotografias e logos são de propriedade dos seus respectivos titulares e estão aqui expostos com finalidade educacional. Se alguma pessoa física ou jurídica se sentir prejudicado, por favor entre em contato que as correções serão efetuadas imediatamente . Obrigado
GeoMundo 2004 - Washington Luiz Alves da Silva. All Rights Reserved. © GeoMundo
» No ar desde 15 de fevereiro de 2004

CONTATO

voltar topo
.