Benefícios

Parcelamento de imposto predial e territorial urbano

Segundo o SPC Brasil, em março de 2018 cerca de 61 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. O número é preocupante. Mas, corresponde a dívidas em comércios. Acontece que isto reflete nas contas de casa. Uma boa saída é o parcelamento IPTU 2021. Veja como fazer o parcelamento IPTU 2021.

Por que pagar o IPTU 2021?

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo cobrado nacionalmente. A Prefeitura Municipal de cada uma das 5.570 cidades que compõem o país, deve cuidar da cobrança e organização deste imposto.

✓ Comparando preços? Veja também os valores dos IPTU’s:

  • IPTU 2021 São Paulo SP

IPTU 2021 Rio de Janeiro RJ

É que todo o valor recolhido com o IPTU fica para os cofres públicos da cidade. O valor deve ser revertido em melhorias locais. Por exemplo, investimento na educação, saúde, segurança, infraestrutura, obras e um conjunto de serviços que atendem a população.

O primeiro ponto que deve ser pensado quando se fala de pagar o IPTU 2021 regularmente é que o cidadão estará investindo em sua própria cidade. Cumprindo com o seu dever.

Outro caso a ser lembrado é que a inadimplência neste caso, resulta em juros, multas e prejudica a burocracia do seu imóvel.

O proprietário que não fizer o pagamento do imposto não pode, por exemplo, registrar na prefeitura uma obra em seu terreno. Fazer a venda legal do imóvel. Transferir a residência para parentes e dependentes. Entre outros processos.

Como solicitar parcelamento IPTU 2021?

Aqueles que desejam resolver a sua dívida ativa precisam procurar o setor de finanças do município.

Normalmente, são as Secretarias Municipais da Fazenda, Desenvolvimento e Economia que cuidam deste assunto. Há casos em que são dados descontos e exclusão de juros e multas.

Se você não tem nenhum boleto atrasado, mas deseja fazer o parcelamento do IPTU 2021, pois o valor total não cabe no seu bolço, pode ficar tranquilo. Infelizmente, neste caso é muito improvável que haja desconto. Mas, o parcelamento pode variar de 3 a 12 cotas dependendo da cidade.

Em alguns locais, quando recebe a guia de pagamento em sua residência o contribuinte tem em mãos o boleto para cota única e os boletos para parcelamento. Sem a necessidade de solicitar.

Se em sua cidade isto não acontece, a solicitação pode ser feita via internet, no site da prefeitura. Ou na sede da instituição.

2 via Parcelamento IPTU 2021

Se você está com poucos dias de atraso na sua parcela, existe uma maneira de pagá-la sem acumular dívidas. A 2 via parcelamento IPTU 2021 pode ser feita via internet.

Assim, o contribuinte consegue pagar o boleto com a data de vencimento para o dia da emissão da segunda via.

Algumas prefeituras implicam juros dependendo de quantos dias aquela parcela está em atraso. Os juros não devem ser abusivos. Veja no passo a passo como fazer este processo. Usando como exemplo a Prefeitura Municipal de Manaus.

  • Passo 1: Acesse o site da Prefeitura. Neste caso, a de Manaus;
  • Passo 2: Clique na opção ‘Cidadão’;
  • Passo 3: Na lista de serviços do cidadão, clique em ‘Finanças’. Em seguida, selecione ‘IPTU’;
  • Passo 4: A página vai deixar disponível um link para acesso a esse serviço;
  • Passo 5: Selecione ‘Pagamento IPTU 2 Via’;
  • Passo 6: Uma página com informações sobre segunda via ficará disponível. Clique em ‘Acesso rápido’;
  • Passo 7: Na página seguinte, insira a matrícula da propriedade. Esta informação está descrita no boleto do IPTU. Insira o código e depois, clique em ‘Consultar’.

Independente de qual cidade você acessará o site, o sistema sempre irá pedir o número de inscrição, matrícula ou registro da sua propriedade. Tenha conhecimento desta informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido com ajuda de Wordpress.