mato grosso do sul

» Navegação » Você está em » Geografia/População: Teorias Demográficas/

 

.População: Teorias Demográficas

          Em 2003, o planeta contava com cerca de 6,3 bilhões de habitantes. Do início dos anos 1970 atépopulacao-1.jpg (31941 bytes) 2003, o crescimento da população mundial caiu de 2,1% para 1,2% ao ano, o número de mulheres que utilizam algum método anticoncepcional aumentou de 10% para 50% e o número médio de filhos por mulher (taxa de fecundidade) em países desenvolvidos caiu de 6 para 2,7.

          Ainda assim, esse ritmo continua elevado e, caso se mantenha, a população do planeta será de 9 bilhões em 2050.

          Desde a antiguidade, o crescimento populacional é tema de reflexão para muitos estudiosos que se preocupam com o equilíbrio entre a organização da sociedade, a dinâmica demográfica e a exploração dos recursos naturais.

          Na China, há mais de mil anos, textos apontavam as vantagens do que era considerada a quantidade ideal de pessoas para manter um hipotético equilíbrio entre a disponibilidade de terras e a população local, indicando que o governo deveria incentivar as migrações de zonas muito povoadas para outras com menor densidades de ocupação.  Na Grécia antiga, Platão e Aristóteles advertiram, como fez Malthus na Inglaterra muitos séculos depois, que não seria possível aumentar as áreas de cultivo na mesma velocidade do crescimento populacional, o que tenderia a aumentar os níveis de pobreza e a escassez de alimentos ao longo de sucessivas gerações.

          Somente a partir do século XVIII, com o desenvolvimento do capitalismo, o crescimento populacional passou a ser estudado como um fato positivo, uma vez que, quanto mais pessoas houvesse, mais consumidores também haveria.

          Nessa época, foi publicada a primeira teoria demográfica de grande repercussão, formulada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1766-1834). Ao final da Segunda Guerra Mundial surgiu outra teoria demográfica importante, a “neomalthusiana”, e, em resposta à ela, representantes dos países subdesenvolvidos elaboraram a chamada “teoria reformista”, com conclusões inversas às das duas teorias demográficas anteriores.

          Conheça três teorias demográficas de destaque, surgidas a partir do século XVIII e outros conceitos básicos sobre demografia.          


Características e crescimento da população mundial: Países com mais de 100 milhões de habitantes em 1950, 2003 e 2050

Por que a população mundial está envelhecendo? Uma análise que explica o fenômeno do envelhecimento populacional verificado nos países desenvolvidos e a tendência de "encolhimento" populacional nessas nações.
Revolução Industrial e Crescimento Demográfico : uma reflexão sobre a importância da industrialização da sociedade no crescimento demográfico dos países europeus entre os séculos XVIII e XIX.

Taxas - Fundamentos básicos para a leitura de dados demográficos : Taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento vegetativo, taxa de fecundidade, taxa de mortalidade infantil.

Teoria de Malthus : a mais famosa teoria demográfica, suas concepções, reflexões e considerações.

Teoria neomalthusiana: teoria que, embora com postulados totalmente diferentes daqueles utilizados por Malthus, chega à mesma conclusão.

Teoria reformista (marxista) : teoria elaborada em resposta aos malthusianos, que chega à conclusão inversa às teorias malthusianas, e muito mais adequada aos interesses terceiro-mundistas.
 

Bibliografia: MOREIRA, J.C. SENE, Eustáquio. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo : Scipione, 2005. p.430.
.
 
  home

mato grosso do sul

.
Este é um web-site pessoal do professor Washington, de Dourados, MS. Não tem fins lucrativos ou patrocinadores e não está vinculado à quaisquer instituições públicas ou privadas. As informações, artigos, textos, imagens clipart´s, fotografias e logos são de propriedade dos seus respectivos titulares e estão aqui expostos com finalidade educacional. Se alguma pessoa física ou jurídica se sentir prejudicado, por favor entre em contato que as correções serão efetuadas imediatamente . Obrigado
GeoMundo 2004 - Washington Luiz Alves da Silva. All Rights Reserved. © GeoMundo
» No ar desde 15 de fevereiro de 2004

CONTATO

voltar topo
.