mato grosso do sul

» Navegação » Você está em » Geografia/Conceito de Paisagem/

O Conceito de Paisagem

 

          “Uma região produtora de algodão, de café ou trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipopaisagem_social2.jpg (16481 bytes) europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens, formas mais ou menos duráveis. O seu traço comum é ser a combinação de objetos naturais e de objetos fabricados, isto é, objetos sociais, e ser o resultado da acumulação da atividade de muitas gerações.

         Em realidade, a paisagem compreende dois elementos:
 .
paisagem_natural-1.jpg (17268 bytes) paisagem_social1.jpg (24051 bytes)

1 – Os objetos naturais, que não são obra do homem nem jamais foram tocados por ele.

2 – Os objetos sociais, testemunhas do trabalho humano, no passado como no presente.

         A paisagem não tem nada de fixo, de imóvel. Cada vez que a sociedade passa por um processo de mudança, as relações sociais e políticas também mudam, em ritmos e intensidades variados. A mesmapaisagem_social3.jpg (16806 bytes) coisa acontece em relação ao espaço e à paisagem que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade.

          As alterações por que passa a paisagem são apenas parciais. De um lado, alguns dos seus elementos não mudam – pelo menos em aparência – enquanto a sociedade evolui. São testemunhas do passado. Por outro lado, muitas mudanças sociais não provocam necessariamente ou automaticamente modificações na paisagem.

          Considerada em um ponto determinado no tempo, uma paisagem representa diferentes momentos do desenvolvimento da sociedade. A paisagem é resultado de uma acumulação de tempos. Para cada lugar, cada porção do espaço de tempo, na mesma velocidade ou na mesma direção.

          A paisagem, assim como o espaço, altera-se continuamente para poder acompanhar as transformações da sociedade. A forma é alterada, renovada, suprimida, para dar lugar a uma outra forma que atenda às necessidades novas da estrutura social. ‘A história é um processo sem fim, mas os objetos mudam e dão uma geografia diferente a cada momento da história’ dizia Kant, o filósofo e geógrafo.”

 .

Quem é Milton Santos?

Milton Santos. Pensando o espaço do homem. São Paulo, Hucitec, 1986. p.37-38.

 .

REFLEXÃO E DISCUSSÃO  
.

Para Milton Santos, paisagens são somente espaços naturais transformados pela ação social? Justifique apresentando argumentos do texto que reforcem a sua resposta.  

.

A paisagem se adapta às necessidades do homem? Ou o homem se adapta às paisagens? Responda às questões considerando anecúmenos naturais e disponibilidades minerais.

.

Explique o trecho “A paisagem é resultado de uma acumulação de tempos”, considerando paisagens naturais e paisagens sociais.

.

Cada lugar da paisagem sofre metamorfoses com o passar do tempo. Apresente metamorfoses sofridas pela passagem do tempo em paisagens naturais e sociais, citando exemplos.

.

Segundo o filósofo e geógrafo Kant, “A história é um processo sem fim, mas os objetos mudam e dão uma geografia diferente a cada momento da história”. Explique essa afirmação do ponto de vista geográfico.

.

Bibliografia: [In: MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, R. Projeto de ensino de geografia: natureza, tecnologias, sociadades, geografia geral. 2.ed. São Paulo : Moderna, 2005. p.75.]
 
  home

mato grosso do sul

.
Este é um web-site pessoal do professor Washington, de Dourados, MS. Não tem fins lucrativos ou patrocinadores e não está vinculado à quaisquer instituições públicas ou privadas. As informações, artigos, textos, imagens clipart´s, fotografias e logos são de propriedade dos seus respectivos titulares e estão aqui expostos com finalidade educacional. Se alguma pessoa física ou jurídica se sentir prejudicado, por favor entre em contato que as correções serão efetuadas imediatamente . Obrigado
GeoMundo 2004 - Washington Luiz Alves da Silva. All Rights Reserved. © GeoMundo
» No ar desde 15 de fevereiro de 2004

CONTATO

voltar topo
.