mato grosso do sul

» Navegação » Você está em » Concursos Públicos/Como estudar em emergências escolares: prepare-se rapidamente para provas e apresentações

Como estudar em emergências escolares: prepare-se rapidamente para provas e apresentações.

 

          Estudar para provas pode ficar mais difícil quando deixamos para a véspera. A prova é amanhã, você não estudou, mas daqui a 2h você tem um compromisso inadiável? É provável que seu resultado não vá ser excelente, mas há algo que você pode fazer para que ele também não seja péssimo!

 

          A obra “The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits on our Capacity for Processing Information” é um clássico da psicologia cognitiva, e se dedica a identificar e lidar com nossos limites mentais de armazenar e processar informações.

 

          A partir dele foi derivada uma técnica rápida de preparação emergencial para testes e provas, que também pode ser empregada com sucesso na preparação para uma reunião ou apresentação. Eu freqüentemente recorro à mesma técnica na hora de preparar um artigo ou apresentação sobre um assunto do qual eu disponha de bom material de consulta, porque o resultado tende a respeitar os limites de aprendizado e memorização imediata dos leitores. Eu prefiro usar fichas 3×5 ao invés de folhas de papel comum (a frente para o passo 2, e o verso para o passo 4), porque são mais fáceis de manusear e arquivar.

 

          A técnica não usa recursos especiais de memorização – aqueles que de vez em quando a gente vê na TV, de pessoas capazes de memorizar longas listas de itens, mas sim focaliza nossa capacidade de obter e reter informação naturalmente, respeitando os limites usuais da maioria das pessoas.

Atenção: A preparação emergencial não substitui os métodos de estudos tradicionais, mas se você precisar recorrer a ela, ela pode ser uma solução até mesmo no caso de você ter apenas 15 minutos para se preparar – mas é mais eficaz se você puder dispor de 2 horas. É necessário ter acesso ao material de estudo, e ao menos uma visão geral do conteúdo que precisa ser dominado. Note que a ordem dos passos, embora repetitiva, é importante. Vamos à seqüência:


Como estudar em emergências

          A técnica rápida de preparação emergencial, proposta pelo Study Guides and Strategies, se baseia na construção da memorização a partir de uma visão geral do conteúdo (que você precisa ter previamente), respeitando os limites usuais de absorção da sua mente.

 

          São 10 passos, sendo que os de número 6, 7 e 8 são opcionais se você não tiver tempo para eles:

 

  1. 1. Folheie superficialmente o material de consulta e identifique os 5 conceitos ou tópicos principais que fazem parte do tema da sua prova. Pegue uma folha de papel para cada um destes conceitos, e anote o título deles no topo de cada folha, usando apenas palavras-chave.

  2. 2. Com suas próprias palavras, escreva uma explicação, conceito ou definição para cada um dos 5 tópicos, logo abaixo do título das folhas, sem consultar o material ou conferir neste momento.

  3. 3. Confira as anotações do passo 2, com relação às definições que constam no seu material de consulta.

  4. 4. Edite ou refaça o texto que você escreveu no passo 2, agora considerando o que você acabou de ler no material de consulta.

  5. 5. Coloque as 5 páginas em ordem de importância, de acordo com a sua opinião, e numere-as de 1 a 5.

  6. 6. Repita os passos 1 a 4 para 2 tópicos adicionais, se você tiver tempo.

  7. 7. Insira os 2 tópicos acima na ordem que você definiu no passo 5, e refaça a numeração.

  8. 8. Siga os passos acima para mais 1 ou 2 tópicos, se você tiver tempo.

  9. 9. Não ultrapasse um total de 9 conceitos.

  10. 10. Reveja suas anotações na véspera e no dia do teste.

 

          Lembre-se: este método não dá resultados tão bons como os estudos tradicionais, que procuram absorver em profundidade todo o conteúdo da prova. Mas em emergências escolares, quando seu tempo para estudar é limitado, é melhor do que nada. E você tem que torcer para o seu professor incluir na prova justamente os temas que você avaliou como mais relevantes ;-) Boa sorte!

 

 

fonte: efetividade.net
  home

mato grosso do sul

.
Este é um web-site pessoal do professor Washington, de Dourados, MS. Não tem fins lucrativos ou patrocinadores e não está vinculado à quaisquer instituições públicas ou privadas. As informações, artigos, textos, imagens clipart´s, fotografias e logos são de propriedade dos seus respectivos titulares e estão aqui expostos com finalidade educacional. Se alguma pessoa física ou jurídica se sentir prejudicado, por favor entre em contato que as correções serão efetuadas imediatamente . Obrigado
GeoMundo 2004 - Washington Luiz Alves da Silva. All Rights Reserved. © GeoMundo
» No ar desde 15 de fevereiro de 2004

CONTATO

voltar topo
.