mato grosso do sul

» Navegação » Você está em » Concursos Públicos/Dez dicas essenciais de redação para concursos públicos/

Dez dicas essenciais de redação para concursos públicos.

 

Por: Thaíse Nardim e Laila Vanetti

 

Todos os anos, milhares de brasileiros preparam-se para realizar um grande sonho: conquistar uma vaga no funcionalismo público. É uma tarefa bastante árdua, e para facilitar o caminho desses esforçados sonhadores a Scritta preparou um texto repleto de dicas rápidas e muito funcionais. Confira, e prepare-se para ser o próximo convocado.

  1)    Jamais use a primeira pessoa do singular. Os verbos adequados são aqueles na terceira pessoa do singular: percebe-se, admite-se, compreende-se. Lembre-se: a redação deve ser impessoal.

  2)    Preste muita atenção à elaboração do primeiro parágrafo. É nele que você irá definir o ponto de vista que será defendido em seu texto. Não se esqueça: trata-se de uma redação dissertativo-argumentativa.

  3)    Planeje seu texto. Afinal, você vai trabalhar em um órgão público e precisa saber que a Redação Oficial, por exemplo, tem regras formais bem claras. Trace um esquema, visualize a estrutura de sua redação. Dessa maneira não há como você se perder.

  4)    Não generalize. Afirmações como “todos os políticos brasileiros são corruptos” denunciam que você não está refletindo sobre o tema.

  5)    Em sua argumentação, utilize apenas exemplos que sejam de domínio público, isto é, que tenham figurado na mídia.

  6)    Em cada parágrafo, procure elaborar de dois a três períodos. Não redija períodos excessivamente longos ou curtos. Concisão, essa é a palavra de ordem.

  7)    Palavras abstratas podem ser utilizadas sem prejuízo ao texto, desde que apareçam em sua forma singular. Exemplos: “Diminuir a maioridade penal não irá reduzir o crime” (em lugar de “os crimes”). “O projeto de lei do deputado tem gerado muita polêmica” (em lugar de “muitas polêmicas”).

  8)    Não escreva um texto “sujo”, repleto de marcas gráficas como interrogações, exclamações, travessões e aspas. Eles interrompem o fluxo de leitura de seu texto.

  9)    Respeite as margens e indicações de parágrafo. Sim, isso será avaliado!

  10)    Revise seu texto. Observe especialmente se você utilizou a norma culta. Verifique se há inadequações quanto à pontuação, ortografia, acentuação, vocabulário, concordância, regência, construção do período e uso de conectores.
 

  Dica-bônus: Em provas e concursos, as redações devem ser desenvolvidas em torno de um tema proposto pela comissão de avaliação. Pense em seu texto como uma resposta. Sim, todo texto é uma resposta. Mas você precisa conhecer bem a pergunta. Leia a proposta (pergunta) com muita atenção e fiscalize-se para não fugir dela sob nenhuma hipótese. O desenvolvimento do tema, a objetividade frente à sua apresentação, a seleção e articulação dos argumentos e a consistência da argumentação são quesitos avaliados com muito rigor.

 

Conheça o Manual de Redação da Presidência da República.

 

fonte:
http://www.redacaooficial.com.br/redacao_oficial_publicacoes_ver.php?id=3
  home

mato grosso do sul

.
Este é um web-site pessoal do professor Washington, de Dourados, MS. Não tem fins lucrativos ou patrocinadores e não está vinculado à quaisquer instituições públicas ou privadas. As informações, artigos, textos, imagens clipart´s, fotografias e logos são de propriedade dos seus respectivos titulares e estão aqui expostos com finalidade educacional. Se alguma pessoa física ou jurídica se sentir prejudicado, por favor entre em contato que as correções serão efetuadas imediatamente . Obrigado
GeoMundo 2004 - Washington Luiz Alves da Silva. All Rights Reserved. © GeoMundo
» No ar desde 15 de fevereiro de 2004

CONTATO

voltar topo
.